20 de março de 2007

Guerras Secretas (Secret Wars - 1984)







Guerras Secretas é o nome de uma mega série de quadrinhos produzido pela Marvel Comics nos anos 1980 que prometia revolucionar o universo de heróis da Empresa.
Conhecida também pelo título original americano, Secret Wars, foi lançada no Brasil em 1986 pela Abril Jovem. Fazia parte de uma campanha publicitária mundial da Marvel, o que resultou em que no momento que foi lançada, a cronologia de vários heróis no Brasil estava defasada com a cronologia americana. A solução da Abril foi alterar uma parte da estória, suprimindo inclusive a personagem Vampira. Anos depois a Abril relançaria a verdadeira estória das Guerras Secretas. Apesar desses problemas, os leitores apreciaram a mega série normalmente, pois mesmos aqueles mais antigos já haviam se acostumado com a forma da Abril "reeditar" as estórias, fazendo uma espécie de "cronologia própria" do universo Marvel.
A mega saga começa quando a entidade chamada Beyonder promove uma guerra nunca antes vista entre os maiores heróis e vilões do planeta Terra, oferecendo ao grupo vencedor como prêmio a realização de todos os seus desejos.
Poucas séries na cronologia Marvel foram tão importantes como esta Guerras Secretas. Uma imensa história em 12 partes, envolvendo os principais heróis e vilões do universo. A lista de convocados para a guerra envolve medalhões do porte de Homem-Aranha, os X-Men e Hulk do lado dos heróis e Doutor Destino, Lagarto, Ultron e Galactus do lado dos vilões, tornando esta uma aventura essencial para qualquer pessoa que goste de quadrinhos.
A premissa é simples: uma entidade cósmica chamada Beyonder cria um planeta e transporta para lá os seres mais poderosos da Terra, dividindo-os em dois grupos. Sem mais delongas, Beyonder diz: "Destruam seus inimigos e todos os seus sonhos serão realizados! Nenhum de seus desejos me é impossível de realizar!" Pronto. A confusão está armada e brigas começam a surgir dos dois lados.
Do lado heróico, o motivo para a discussão é a presença de Magneto, o arquiinimigo dos X-Men, que não é bem recebido para lutar do lado de Capitão América e companhia, por mais que Charles Xavier, o principal antagonista do mestre do magnetismo, defenda sua presença no grupo. Do lado do mal, a disputa pelo poder e pela liderança do grupo é o estopim de suas discussões.
Diferenças resolvidas, é hora da porrada. Claro, com tantos personagens, o roteirista Jim Shooter tinha que centralizar a história em alguém. Infelizmente, os escolhidos do lado dos heróis foram Reed Richards e Capitão América, deixando de lado heróis mais carismáticos e populares, como os X-men e o Homem-Aranha, sendo que este último deve pronunciar menos de dez frases nas centenas de páginas da série. Por outro lado, a vilania é bem mais divertida, tendo seu argumento centralizado em Doutor Destino e Galactus, dois dos vilões mais incríveis da Marvel.
Esta série é famosa, principalmente pelas repercussões que teve na cronologia. A mais afetada delas foi, sem dúvida, a do Homem-Aranha, que encontrou o seu famoso uniforme negro no planeta criado por Beyonder. Empolgado com uma roupa nova que não rasgava, que podia mudar de visual e que, principalmente, produzia sua própria teia, o Homem-Aranha traz este uniforme de volta à Terra e continua a usá-lo em suas aventuras, mesmo após o fim da guerra de Beyonder.

Guerras Secretas - 00 (Livro Ilustrado)
Guerras Secretas - 01
Guerras Secretas - 02
Guerras Secretas - 03
Guerras Secretas - 04
Guerras Secretas - 05
Guerras Secretas - 06
Guerras Secretas - 07
Guerras Secretas - 08
Guerras Secretas - 09
Guerras Secretas - 10
Guerras Secretas - 11
Guerras Secretas - 12

7 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigado por disponibilizar a melhor saga, na minha opinião.

Eu queria que você postasse Guerras Secretas 2, se for possível, claro. ^^

Muito obrigado.

zoreba disse...

wow, isso é uma perola o.o e eu nunca tinha lido , thx man \o

Anônimo disse...

Eu jogo e sou o juíz do RPG Marvel Super Heroes lançado pela TSR, essa série me deu ótimas idéias, além de relembrar o clima da Marvel dos anos 80.

prado disse...

vlew por uma das melhores sagas dos quadrinhos

Anônimo disse...

Por favor, poderia postar novamente a sexta parte? Quando baixamos ela não é possível acessar o conteúdo pois consta 0kb...
Valeu!

Unknown disse...

Obrigado por esse belo trabalho...mas poderiam re-postar o LIVRO ILUSTRADO? O link está quebrado...obrigado!

Zaraki disse...

Caro amigo
as sagas Guerras Secretas e Guerras Infinitas estão com vários liks danificados se for possível corrigi-los ficarei grato