5 de janeiro de 2007

Super-Homem - Paz na Terra / Super-Homem - Kal / Batman - A Máscara de Balan
X-Men - Dias de um Futuro Esquecido / GHM - O Novo Quarteto Fantástico

SUPER-HOMEM - PAZ NA TERRA



É natal e, ao ajudar nos preparativos da festa, o Homem de Aço encontra uma adolescente fraca e desnutrida. Esse é o ponto de partida para ele se engajar num trabalho que pode ser grande demais até mesmo para o Super-Homem: acabar com a fome.
Levando alimentos para os mais diversos países do planeta, ele verá que sua tarefa pode ser mais complicada do que pensou, e suas ações provocarão respostas diferentes em cada lugar que chegar.
Você já viu o Super-Homem lutando contra monstros, alienígenas e robôs, mas sempre surgia a pergunta: por que não atacar as verdadeiras mazelas do mundo?
Fome, guerra, corrupção, violência e desigualdade social são terríveis problemas que a humanidade não consegue resolver e, infelizmente, por causa do próprio homem. Nesta edição, o leitor encontrará uma resposta para esse questionamento.
Esqueça as grandes sagas, com reviravoltas mirabolantes. A trama é mais pessoal, narrada em primeira pessoa pelo próprio Homem de Aço, e com o objetivo de passar uma mensagem bastante clara e direta: não se pode depender de alguém.
Uma única pessoa não pode resolver tudo, ainda mais quando se trata de assunto tão delicado. Seja ele um super-herói com capa vermelha, o presidente de seu país, o prefeito de sua cidade ou o síndico de seu prédio, sentar e deixar que resolvam as coisas por você jamais funcionará, se não houver a ajuda de todos os demais.
Essa pessoa, retratada aqui como o Super-Homem, serve para aquilo que realmente deve servir: uma fonte de inspiração para a própria humanidade, dar o exemplo e esperar que mais se juntem a ele.
Além disso, as críticas são evidentes, como a má distribuição de riquezas, retratadas desde pessoas com boa condição que evitam mendigos nas ruas até ditadores que deixam seu povo na penúria para manter o controle. Outra é voltada aos países do primeiro mundo, que produzem mais do que gastam e, mesmo assim, desperdiçam todo esse alimento extra em vez de ajudar quem não tem o que comer.
Algumas das passagens são emblemáticas, como o herói chegando ao Rio de Janeiro com o Cristo Redentor ao fundo - traçando um óbvio paralelo visual entre as duas figuras -; e a cena final, na qual o Super-Homem sai de cena e Clark Kent começa a fazer a sua parte ao passar adiante o conhecimento que seu pai o ensinou.
Essa história de conscientização e cunho social é uma bela fábula sobre esperança e idealismo.
Por se tratar de um assunto tão delicado, o trabalho dos autores foi muito bem realizado. Paul Dini produziu um texto enxuto e em nenhum momento se perde na narração. Já a realista arte de Alex Ross dá credibilidade à trama e reforça sua mensagem.

Super-Homem - Paz na Terra

SUPER-HOMEM - KAL



Antes de Camelot... antes do Rei Arthur... antes de Robin Hood..... a Inglaterra conheceu sua maior lenda.
O último sobrevivente de Krypton!
O que aconteceria se o foguete que trouxe o Superman para a Terra tivesse aterrissado na Europa medieval? Essa é a premissa de Superman: Kal, nova edição especial da série Túnel do Tempo, escrita pelo talentoso Dave Gibbons (o ilustrador de Watchmen) e ilustrada por Jose Luiz Garcia-Lopes (Batman - Reinado de Terror).
O jovem Kal foi encontrado e criado por camponeses nos campos da Inglaterra durante a Idade Média. Nessa época de trevas, seus poderes, frutos da exposição ao nosso Sol amarelo, foram considerados uma forma de bruxaria. Apaixonado pela bela Lady Loisse, Kal deverá enfrentar a tirania do maligno Barão Luthor se quiser conquistar o seu amor.
Ao contrário de muitas edições da linha Túnel do Tempo, Superman: Kal não cai nas armadilhas recorrentes nesse tipo de história e traz uma abordagem única ao personagem.
Com uma atmosfera dark e tensa, condizento com o período, e contando com um final espetacular, Superman: Kal é mais um lançamento imperdível. Confira!

Super-Homem - Kal

Batman - A Máscara de Balan



Quando uma relíquia ancestral transforma o Cavaleiro das Trevas em assassino, só uma criminosa tem coragem suficiente para salvar Gotham City: a Mulher-Gato.

Batman - A Máscara de Balan

Dias de um Futuro Esquecido.



Antes mesmo dos filmes Exterminador do Futuro e De Volta para o Futuro, a dupla Byrne/Claremont mostrou o futuro dos X-Men. Neste futuro distante, a morte do candidato a senador Robert Kelly pelas mãos da Irmandade de Mutantes (Mística, Sina, Avalanche, Piro e Blob), causa o reativamento dos Sentinelas. Os robôs gigantes aprisionam e matam quase todos mutantes. Dois dos sobreviventes dos X-Men, Rachel Summers (filha da Fênix e Ciclope) e seu marido Franklin Richards (filho da Mulher-Invisível e do Sr. Fantástico, membros do Quarteto Fantástico) tentam fugir e impedir alguns Sentinelascom a ajuda de outros sobreviventes.

Dias de um Futuro Esquecido

O Novo Quarteto Fantastico.



Quando uma ameaça em grande escala acontece, chame o quarteto fantástico. Mas e se eles forem derrotados? Esta história já é antiga, mas pra quem não viu, aí vai um flashback.

O Novo Quarteto Fantastico

Um comentário:

Adilson Oliveira de Moraes disse...

É, manter um blog sozinho não é fácil. Eu também sou solitário no nitroglicerina, e não tenho scanner, tudo que publico é recolhido na internet. Mas não desista, o trabalho do ptkomics é muito bom, eu tô sempre acompanhando. Vou colocar um link lá no nitroglicerina.
Feliz 2007, um abraço...