29 de janeiro de 2007

Livros da Magia (Mini série em 4 Edições)

Livros da Magia conta a história de Timothy Hunter, ou apenas Tim, que é um garoto inglês que pode se tornar o maior mago do mundo. Tim é um jovem suburbano aparentemente normal, exceto talvez por sua tagarelice crônica que se manifesta principalmente quando está nervoso. Um dia, ao matar aula, se depara perseguido por homens estranhos, que lhe perguntam se acredita em magia. Estes são outros magos das histórias em quadrinho da DC - mais específicamente Mister E, Vingador Fantasma, Doutor Oculto e John Constantine - que, cientes da expectativa de poder no futuro de Tim, reservaram a sí próprios a missão de apresentá-lo ao mundo da magia e em seguida oferecer-lhe a escolha de trilhar ou não os caminhos místicos.

A Hipótese de Plágio

Cerca de dez anos depois do lançamento da primeira mini-série de Os Livros da Magia a escritora J.K. Rowling lançou o primeiro livro da série Harry Potter. Para surpresa dos fãs de quadrinhos o garoto desenhado na capa (e que assim como Tim Hunter também era um mago adolescente) tinha uma aparência bastante semelhante ao protagonista da obra de Neil Gaiman: inglês, orfão, magro, franzino, cabelos com corte semelhante e óculos de armação plástica escura.
E é sempre bom lembrar que mais do que um semelhança aproxima Tim Hunter de outro famoso fenomeno Harry Potter, algo nunca assumido pela autora J.K. Rowling. Mas ao ler a mini-série, é perceptível onde Rowling foi buscar vários elementos para sua "criação", como o visual do garoto e a coruja companheira.
No entanto o teor de ambas as publicações é bastante diferente. Enquanto Harry Potter é uma obra infanto juvenil, Livros da Magia é voltado para um público mais velho e apresenta situações mais chocantes.
O próprio Neil Gaiman declarou numa entrevista que não acreditava que Rowling tivesse o plagiado ao criar seu personagem. Ele a defendeu dizendo que "o arquétipo do jovem feiticeiro tem vários outros precedentes na literatura".

Capas Nacionais



Capas Estrangeiras



Links

Livros da Magia - 01 de 04
Livros da Magia - 02 de 04
Livros da Magia - 03 de 04
Livros da Magia - 04 de 04

Um comentário:

oloum disse...

Olá,

Apenas corrigindo... as capas doos Livros da Magia dadas como "Estrangeiras", também saíram por aqui sim, só que na primeira edição pela Abril, provavelmente por volta de 1990, As "Nacionais" (álias bem inferiores) foram criadas para a reedição, se não me engano, na ed. Opera Graphica

Até mais